Por Partido Comunista de Israel— *

Nestes tempos difíceis, repetimos a nossa condenação inequívoca a quaisquer ataques contra civis inocentes e instamos todas as partes a preservarem os civis no ciclo de violência. Enviamos as nossas condolências às famílias das vítimas da ocupação, tanto árabes como judeus.

O Partido Comunista de Israel responsabiliza o governo fascista de Israel pela escalada intensamente perigosa das últimas horas, que tirou a vida de muitos civis inocentes.

Na semana passada, colonos apoiados pelo governo provocaram estragos nos territórios ocupados, profanando Al-Aqsa e realizando pogroms nas ruas de Huwara. A partir de hoje pela manhã, estamos testemunhando uma grave escalada de hostilidades, que corre o risco de se tornar uma guerra regional. A ameaça de tal guerra foi alimentada, persistentemente, desde o primeiro dia, pelas ações deste governo de direita.

Os acontecimentos de hoje indicam a perigosa direção que Netanyahu e seus sócios governamentais estão tomando em toda a região. Destacamos que é impossível “gerir” o conflito ou resolvê-lo militarmente. Só há uma solução: lutar para acabar com a ocupação e reconhecer os direitos legítimos do povo palestino e as suas justas reivindicações. Por fim à ocupação e insistir em uma paz justa é o claro interesse de ambos os povos.

O PCI alerta que o governo de Netanyahu está aproveitando os acontecimentos para lançar um ataque de vingança contra a Faixa de Gaza e apela à comunidade internacional para intervir imediatamente, visando a silenciar os tambores da guerra e iniciar uma solução política.

O PCI está preocupado com possíveis ações de retaliação contra cidadãos palestinos em Israel, especialmente aqueles que vivem nas cidades conjuntas e aldeias não reconhecidas de Al-Naqab/Negev. Estes últimos pagam um elevado preço pela negligência com que o Estado os vem tratando.

Considerando semelhante realidade, as forças sensatas de Israel, tanto judaicas quanto árabes, devem ter uma voz clara contra qualquer tentativa de incitar à violência contra grupos ou de fazer justiça com as próprias mãos. Devemos promover atividades conjuntas, que lutem por uma vida normalizada, sem ocupação, discriminação e superioridade étnica. Devemos lutar pela paz, pela igualdade e pela verdadeira democracia para todos.

Haifa, 7 de outubro de 2023,

Comitê de Relações Internacionais, Partido Comunista de Israel

* Informação de Notícias Palestinas.


Os artigos assinados não expressam, necessariamente, a opinião de Vereda Popular, estando sob a responsabilidade integral dos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *