Por Lúcia Rodrigues—
O clássico dos diretores Mikhail Romm e Dmitri Vasilyev, Lenin em Outubro, mostra o líder bolchevique chegando a Petrogrado em um trem vindo da Finlândia, para comandar a revolução que derrubará o governo provisório de Kerensky.
Caçado pelas forças contrarrevolucionárias do regime, Lenin comanda clandestinamente o movimento que mudará os destinos do mundo, em 25 de Outubro, ao fazer ruir o poder burguês russo.
As resistências à deflagração de uma insurreição armada são derrotadas 15 dias antes, durante a reunião do Comitê Central.
E a revolução culmina com a tomada do Palácio de Inverno, às margens do Rio Neva, no centro da cidade, que após sua morte, em 1924, passará a se chamar Leningrado em sua homenagem.
A trama de 1937, produzida pelos estúdios Mosfilm, mostra operários, camponeses, soldados e marinheiros unidos em torno de palavras de ordem como: Todo Poder aos Soviets! e Pão, Paz e Terra!
Lenin em Outubro pode ser assistido até às 19h deste domingo, 23.
O CPC da Umes, o Centro Popular de Cultura da União Municipal dos Estudantes Secundaristas, é quem detém os direitos de exibição das produções do Mosfilm no Brasil, e gentilmente permite sua retransmissão pelo Holofote. Confira a seguir.
Matéria publicada originalmente no site Holofote.
Os artigos assinados não expressam, necessariamente, a opinião de Vereda Popular, estando sob a responsabilidade integral dos autores.