Por Gmarx—

Em 5 de julho de 1924, oficiais do Exército e da Força Pública iniciaram um levante na cidade de São Paulo, tomando diversos quartéis e, por fim, a cidade. O objetivo da revolta era desestruturar as oligarquias que comandavam a República Velha. O governador saiu da cidade e a elite paulista não teve dúvida em mandar bombardear o centro industrial brasileiro para acabar com uma revolta que se tornava popular.

Até 28 de julho os revoltosos travaram combates na cidade e conquistaram o apoio da população. Tiveram que se retirar para o interior em fuga. Em abril de 1925, essa coluna paulista encontrou-se com a coluna gaúcha dando início à marcha conhecida como Coluna Prestes-Miguel Costa e que combateu o exército brasileiro pelo interior do país até 1927.

É sobre esse momento tão pouco difundido nas escolas e universidades paulistas, um momento que segundo o Prof. Lincoln Secco “ao contrário do que ocorreria em 1932, São Paulo se encontra com o Brasil”, que o GMarx  realiza um seminário em 2024 na Universidade de São Paulo, em parceira com a Escola Luiz Carlos Prestes.

Contaremos com a presença da Profa. Anita Prestes, do Prof. José Luiz Del Roio e da especialista Profa. Maria Clara Spada de Castro, entre outros convidados.

Faça a inscrição em:  https://forms.gle/v82WJ8Azo4yydAkk8, se quiser certificado.

PROGRAMAÇÃO ABAIXO:


Os artigos assinados não expressam, necessariamente, a opinião de Vereda Popular, estando sob a responsabilidade integral dos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *