Por Diário do Povo Online—
O presidente chinês, Xi Jinping, destacou na sexta-feira a aceleração da construção do sistema industrial moderno do país apoiado pela economia real e o avanço na modernização chinesa com o apoio do desenvolvimento populacional de alta qualidade.
Xi Jinping, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), presidente da Comissão Militar Central e diretor da Comissão Central para Assuntos Financeiros e Econômicos (CCAFE), deu as declarações enquanto presidia a primeira reunião da CCAFE sob o 20º Comitê Central do PCCh.
Xi Jinping disse que um sistema industrial moderno é a base material de um país moderno, e o foco do crescimento econômico deve estar na economia real para fornecer uma base material sólida para a China realizar a Segunda Meta Centenária.
O desenvolvimento populacional é um assunto vital relacionado à grande revitalização da nação chinesa e esforços devem ser feitos para promover a qualidade geral da população para apoiar a modernização chinesa, afirmou.
Outros líderes chineses, incluindo Li Qiang, Cai Qi e Ding Xuexiang, participaram da reunião, na qual foram aprovadas as regras de trabalho para a comissão e para o escritório da comissão.
De acordo com a reunião, para construir um sistema industrial moderno holístico, avançado e seguro, a China deve aproveitar as oportunidades apresentadas pela nova revolução científica e tecnológica, como a inteligência artificial, adaptar-se às exigências da convivência harmoniosa entre o ser humano e a natureza, manter e fortalecer suas vantagens de um sistema industrial completo e forte capacidade de suporte, promover a agregação eficiente de fatores globais de inovação e impulsionar o desenvolvimento inteligente, verde e integrado das indústrias.
A reunião exigiu a insistência no desenvolvimento integrado das indústrias primária, secundária e terciária, na transformação e modernização das indústrias tradicionais, assim como na abertura e cooperação.
A China deve ajustar suas políticas industriais para a nova fase de desenvolvimento e tomar a segurança industrial como uma prioridade máxima. A reunião pediu esforços para aprimorar o design de mais alto nível nas áreas de importância estratégica e coordenação política.
A posição principal das empresas de inovação científica e tecnológica deve ser assegurada com arranjos institucionais, enquanto maior atenção deve ser prestada ao aprimoramento da aplicação de tecnologias na produção de grãos, definiu-se na reunião.
Foi exigido o pleno uso da vantagem do mercado de grandes dimensões, com esforços para integrar as estratégias de expansão da demanda interna e de desenvolvimento impulsionado pela inovação e para promover a abertura e a cooperação das cadeias industriais e de suprimento.
A reunião destacou a criação de empresas de classe mundial na China e a valorização de empreendedores excelentes.
A China vive atualmente uma tendência de declínio da natalidade, envelhecimento populacional e diferenciação no crescimento populacional regional, segundo a reunião.
Esforços devem ser feitos para aperfeiçoar a estratégia de desenvolvimento populacional na nova era, entender, adaptar-se e orientar seu novo normal, melhorar a qualidade geral da população e manter uma taxa de natalidade e número de habitantes adequados.
O país deve acelerar o desenvolvimento de recursos humanos modernos com boa qualidade, quantidade suficiente, estrutura otimizada e distribuição razoável, para que a modernização chinesa avance com o apoio do desenvolvimento de alta qualidade da população, enfatizou a reunião.
A China aprofundará a reforma dos serviços de educação e saúde, estabelecerá um sistema político sólido para apoiar a criação dos filhos, desenvolver serviços inclusivos de cuidado às crianças, reduzir a pressão sobre as famílias na criação, cuidado e educação, promover uma sociedade amigável para a criação de filhos e garantir um desenvolvimento populacional equilibrado e de longo prazo.
A reunião destacou o trabalho para desenvolver os recursos humanos, estabilizar a taxa de participação da força laboral e melhorar o uso eficiente de recursos humanos.
O país responderá ativamente ao envelhecimento da população, avançará na construção de um sistema básico de serviços aos idosos, desenvolverá a economia da terceira idade e acelerará o desenvolvimento de um sistema de seguro para os idosos com vários níveis e pilares.
A China coordenará melhor a relação entre população, economia, sociedade, recursos e meio ambiente, otimizará a estrutura populacional e promoverá o desenvolvimento populacional de alta qualidade, segundo definido na reunião.
Publicado originalmente em 06/05/2023 no portal Diário do Povo Online.