Por BWI Global Union—
Com a presença do presidente da República em exercício Geraldo Alckmin e da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima Marina Silva, foram empossados os novos membros do Comitê Gestor do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (Fundo Clima), entre eles, o companheiro Eduardo Armond, do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada de Minas Gerais (SITICOP MG), da Rede de Sindicatos em Barragens e do Grupo de Trabalho Global da Internacional de Trabalhadores da Construção e da Madeira (ICM) sobre Justiça Climática e Futuro do Trabalho, em representação da América Latina e Caribe.
O objetivo principal do Comitê é analisar e decidir sobre propostas de investimentos e ações destinadas a mitigar os efeitos da mudança climática sobre o meio ambiente, a sociedade e as atividades econômicas. O Fundo Clima disponibiliza recursos reembolsáveis (administrados pelo BNDES) e não reembolsáveis, operacionalizados pelo Ministério do Meio Ambiente.
Segundo Armond, “a participação no Fundo Clima representa uma oportunidade para aumentar o conhecimento sobre o tema e ampliar as alianças com áreas de governo e outros setores da sociedade, além, claro, de tomar decisões com base nos princípios de transição justa, que advoga a ICM, para proteger e adaptar os empregos e os trabalhadores contra os efeitos das mudanças climáticas”.
“A Coordenação da ICM BRASIL analisará a possibilidade de apresentar propostas destinadas a formação e mobilização dos trabalhadores de nossos setores sobre o tema”, acrescentou Denilson Pestana, presidente do Comitê Regional para América Latina e Caribe.
Os artigos assinados não expressam, necessariamente, a opinião de Vereda Popular, estando sob a responsabilidade integral dos autores.