Por Fábio Rodrigues—
A capital federal recebe entre os dias 12 e 16 de julho o 59o Congresso da União Nacional dos Estudantes, entidade máxima representativa de cerca de seis milhões de estudantes universitários de todos os 26 Estados do Brasil e do Distrito Federal, fundada em 1937.
O Congresso da UNE (Conune) acontece atualmente a cada dois anos e, durante os cinco dias desta edição, acolherá debates e grupos de discussão, além de organizar atos políticos e atividades culturais. Ao término dessas atividades, tudo que foi discutido será compilado e votado em uma Plenária final, onde serão votadas teses de Conjuntura, Educação e Movimento Estudantil, que são propostas para essas áreas, bem como eleita a presidência e nova diretoria da entidade para o próximo biênio. As atividades se concentrarão na Universidade de Brasília (UnB) e no ginásio Nilson Nelson.
O ato de abertura, no início da noite de quarta-feira (12), realizado no Auditório Athos Bulcão (UNB), contou com homenagem a Honestino Guimarães, ex-presidente da UNE, desaparecido durante a ditadura militar, seguida pelo ato “Justiça, reparação e democracia”, com a presença do ministro da Justiça, Flávio Dino, e do ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso.
Na quinta-feira (13), está prevista a realização de ato político às 18h, no ginásio Nilson Nelson, onde − entre outras personalidades − são esperadas a presença do presidente Lula e do ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica.
Já na sexta-feira (14), está convocado ato de rua, às 15h, com concentração em frente ao Banco Central.
A Plenária final ocupa a programação dos últimos dois dias de evento. No sábado, com a votação das resoluções e diretrizes da UNE, e no domingo, com a eleição da nova diretoria, ambas no ginásio Nilson Nelson.
Acesse no link abaixo a programação completa do 59o Conune.
https://congressodaune.com.br/programacao
Os artigos assinados não expressam, necessariamente, a opinião de Vereda Popular, estando sob a responsabilidade integral dos autores.