O Partido da Refundação Comunista aprovou, no VI Congresso, a tática para o atual período político. Agora, o Comitê Central verteu a resolução de março ao processo eleitoral, evidenciando as diretrizes para o trabalho da militância nos pleitos majoritários e proporcionais, que definirão as composições dos governos e câmaras municipais no Brasil. A orientação político-prática – intitulada Frente ampla, verdadeira política de esquerda no atual período – começa com informações acerca da situação geral. Logo depois, na primeira parte, caracteriza “a dimensão nacional do pleito”.

Assim, posiciona-se claramente sobre o significado básico da contradição cardinal que age na realidade política objetiva: “O caráter destas eleições, realizadas simultaneamente no território brasileiro inteiro, que centralizam o funcionamento do regime democrático e cujos candidatos são de partidos nacionais, já evidencia o sentido geral da disputa. […] Para os comunistas, processa-se, no atual momento, um instrumento principal e prioritário de combate à extrema direita”.

Na sequência, examina o aspecto nuclear da política: o propósito maior de “vencer a extrema direita”. Nessa perspectiva, “o centro da intervenção tática das forças à esquerda deve ser isolar mais ainda o bolsonarismo, consolidar o arco de apoio ao Governo Federal no combate à oposição reacionária, ratificar em cada município a vitória nacional obtida em 2022, mobilizar o povo em torno dos assuntos que o atingem diretamente, debater os interesses das maiorias nacionais e fortalecer o campo democrático”.

Por fim, a última seção dedica-se à “concretização da frente ampla em 2024”, isto é, procura aplicar, criteriosamente, as orientações nacionais no quadro concreto e particular de cada município. Com tal preocupação, assevera: “Reunindo todos que se disponham a derrotar a ultradireita e seus agentes, a política de frente ampla se traduz também em alianças e entendimentos locais – mais arrojados ou pontuais –, inclusive os acordos selados com setores burgueses”.

O estudo atencioso do documento partidário potencializa e permite, para além de atividades meramente intuitivas, espontâneas e pragmáticas, que as intervenções militantes sejam conscientes, organizadas e produtivas. Para tanto, o texto está disponível, integralmente, no portal Vereda Popular. Basta entrar na seção de Formação, subseção Matérias sobre Formação. Melhor ainda é que os leitores o distribuam para as pessoas conhecidas, além de, mais largamente, a todos os democratas e progressistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *