Pelo Secretariado Nacional da Central de Trabalhadores de Cuba—

Trabalhadores e Amigos do mundo:

A Central de Trabalhadores de Cuba (CTC), seus sindicatos, o Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP), e as organizações políticas, de massa e sociais, convidam a participar das atividades do Dia Internacional dos Trabalhadores em Havana, Cuba.

Convocamos para o Encontro Internacional de Solidariedade com Cuba e o Anti-imperialismo, 200 anos após a Doutrina Monroe, como uma digna homenagem a José Martí, por ocasião do 170º aniversário de seu nascimento, o 64º aniversário do Triunfo da Revolução Cubana e ao legado do Comandante-em-Chefe, Fidel Castro Ruz, um paradigma da solidariedade internacional.

Estas comemorações são caracterizadas pela participação decisiva dos trabalhadores na estratégia econômica e social do país, a dignidade, a resistência criativa do povo cubano e a solidariedade internacional desenvolvida pelo líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro Ruz.

O Encontro será realizado de 29 de abril a 2 de maio de 2023, com o objetivo de continuar exigindo a retirada do bloqueio genocida econômico, comercial e financeiro imposto pelo governo norte-americano contra Cuba, intensificado pela aplicação de 243 medidas impostas pela administração Trump e mantidas pelo atual governo de Biden; assim como exigir a retirada de Cuba da espúria lista de estados patrocinadores do terrorismo, fatos que causam impactos negativos no bem-estar do povo, dos trabalhadores e de suas famílias.

Os amigos de Cuba poderão denunciar o caráter extraterritorial e a violação do direito internacional que estabelece a aplicação do bloqueio, que é o principal obstáculo ao desenvolvimento econômico e social do país e constitui a mais flagrante e maciça violação dos direitos humanos do povo cubano.

Será também um momento propício para que as forças políticas, movimentos sociais, populares e solidários, organizações sindicais e personalidades participantes troquem informações sobre a situação do mundo, a crise multidimensional do imperialismo, o impacto causado pela pandemia da Covid-19 e as políticas neoliberais, que colocam o mercado acima da vida dos seres humanos, em vez de prevalecer a cooperação e a solidariedade.

Com alegria, celebraremos o Dia Internacional dos Trabalhadores levantando as bandeiras da unidade na diversidade como arma estratégica contra o imperialismo, para preservar a paz, intimamente ligada ao desenvolvimento, defendendo as conquistas do movimento sindical mundial e as causas justas de nossos povos.

Os trabalhadores cubanos agradecemos as fortes expressões de solidariedade e apoio de nossos amigos do mundo e ratificamos que, apesar das restrições econômicas e financeiras, continuaremos participando ativamente na consolidação de uma sociedade socialista, democrática, próspera e sustentável.

Viva o Primeiro de Maio!

Viva a solidariedade internacional!

Proletários de todos os países, uni-vos!

Secretariado Nacional da CTC

Havana, Cuba

Fevereiro-2023


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *