Chegou a Havana, no dia 8 de fevereiro, a delegação do portal Vereda Popular ao I Encontro de Publicações Teóricas de Partidos e Movimentos de Esquerda. A organização do conclave foi uma decisão da 22ª Reunião Internacional dos Partidos Comunistas e dos Trabalhadores no “plano de ações” aprovado para “ser desenvolvido até o próximo evento”, mais precisamente em Cuba, 10 – 12 de fevereiro de 2023.
A Comissão Editorial do Vereda Popular, em reunião, por orientação do Comitê Central do PRC, aceitou de pronto o convite enviado pela Revista Cuba Socialista, cujos termos asseveraram que “este Encontro se propõe a refletir e projetar estratégias coletivas sobre os problemas e desafios que enfrentam as forças revolucionárias e progressistas do mundo, nas circunstâncias atuais”.
Cumpridas as exigências logísticas preliminares, entre as quais, os vistos, deslocamento e diárias de hotelaria, a delegação do Vereda Popular efetuou no dia 9 seu credenciamento na Casa de las Américas, onde se realizam os trabalhos programados. À noite, no mesmo dia, houve um ato inaugural da Feira Internacional do livro. Nesta sexta-feira, dia em que se publica este Editorial, começará o Encontro propriamente dito com a seguinte programação:
Às 9 horas, a abertura. Às 9h30, a oficina “O imperialismo norte-americano e a configuração política mundial”. Às 11h30, a conferência proferida pelo presidente da Casa das Américas sobre o livro “La era del conspiracionismo”, de Ignácio Ramonet. Às 14h30, a oficina “O socialismo e a juventude”.
No sábado, dia 11, a oficina “Fidel e solidariedade internacional”. Às 14h30, a leitura do Plano de Ação. No domingo, dia 12, pela manhã, as atividades terminarão com uma visita ao Centro Fidel Castro Ruz e, depois, outra visita, desta feita ao bairro em transformação Husillo, situado no município de Marianao.
A delegação do Vereda Popular publicará, como Editorial, um relatório sobre os trabalhos realizados e os desdobramentos estabelecidos.